top of page

Condromalácia Patelar

  • Foto do escritor: Juliana Souza
    Juliana Souza
  • 9 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Na condromalácia ou condropátia patelar ocorre o amolecimento e aparecimento de fissuras na superfície da patela. É de alta incidência principalmente no público feminino devido o quadril largo, joelhos valgos, e aumenta com a idade.

A articulação patelofemoral é uma das regiões mais propícias para dor e para a disfunção da articulação do joelho.

Suas principais funções são aumentar a efetividade dos músculos do quadríceps e a proteção anterior do fêmur.

A patela é o osso que sofre maior pressão e compressão, essa compreensão é aproximadamente 7x o peso da pessoa dependendo da atividade realizada.

Por exemplo, uma pessoa de 60Kg pode aplicar uma pressão na sua patela de 300kg.

Com isso, a condromalácia ocorre devido a uma hiper pressão (pressão maior que o normal) entre o fêmur e a patela nas atividades esportivas com o apoio de carga na flexão ou extensão de joelho (dobrar e esticar). Ou através de impactos, lesões traumáticas ou movimentos repetitivos no joelho como, subir e descer escada, chutar repetidas vezes e até mesmo cair de joelhos.

Os sintomas estão relacionados com a crepitação, dor ou bloqueio na face anterior (frente) do joelho que piora com os movimentos de flexo extensão ativa. Dores ao subir escadas, pisar na embreagem, agachar e dor ao levantar depois de ficar um bom tempo sentado.


RECOMENDAÇÕES:

- Diminuir os exercícios e esportes com alto impacto como por exemplo, corrida, vôlei, jump. Já a natação é um ótimo esporte para pessoas com a lesão devido ao baixo impacto quase nulo.

- Reforçar os músculos fracos, principalmente, o quadríceps (o vasto lateral é de extrema importância), glúteos e rotadores do quadril.

- Evitar a sobrecarga e o overtraining.

- Alongar as estruturas posteriores de coxa.

- Evitar subir e descer escadas.

- Realizar os exercícios da forma correta, através das angulações indicadas para pessoas que tenham a condromalácia patelar;

- E sempre procure um profissional ortopedista, fisioterapeuta e um professor de educação física.


"Beijinhos, a dona do blog!"


REFERÊNCIAS: Tavares. CONDROMALACIA PATELAR: ANÁLISE DE QUATRO TESTES FÍSICOS. 2011.

Comments


  • Instagram

©2020 por J. Souza- Personal Woman Training. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page