Exercício físico para a mulher
- Juliana Souza
- 17 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2020
Para obter resultados benéficos à saúde, Ferreira (2001) refere se que através da prática de exercício físico bem orientada isso é possível.Acarretando em diversos benefícios como a ampliação da vascularização, fortalecimento muscular, ossos e articulações. Melhora na flexibilidade e outros aspectos relacionados a saúde.
O treinamento de força (Treinamento Resistido) é um componente importante para a aptidão física relacionada a saúde (Força, resistência, flexibilidade, composição corporal) e bem-estar. A mulher possui diferenças marcantes em relação aos homens que devem ser importantes para a montagem de treinamento. A mulher apresenta um esqueleto composto por ossos menores, mais leves e frágeis. As articulações frágeis e menos adaptadas á altas intensidades, e em relação ao percentual de gordura corporal o homem apresenta em média 14% e a mulher 22%-25%. (COSSENZA,1992).
Ter conhecimento sobre o ciclo menstrual e o mecanismo fisiológico também é importante.
De modo geral, é evidenciado que o treinamento de força aumenta a força máxima nas mulheres, e quando comparadas aos homens são capazes de suportar maior tempo quando expostas á tensão, além de maior resistência á fadiga e tolerância ao esforço.
Então, cadê o sexo frágil?!
Segundo Leighton (1987) certo grau de desenvolvimento muscular é necessário para todas as mulheres. Na Universidade de Washington, cursos de musculação para mulheres existem desde 1959, as mulheres que praticavam musculação perderam, em média, uma polegada na circunferência da coxa, quadril e cintura.
Quer saber sobre os benefícios do exercício físico?
Fica ligada ao próximo post!!!
"Beijinhos, a dona do blog"

REFERÊNCIAS: SANTOS, Ana Patrícia De Souza et al. BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA EM MULHERES SAUDÁVEIS- UMA BREVE REVISÃO. 2017
Comentários