Treino com o peso do corpo!
- Juliana Souza
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Com a vinda repentina de uma pandemia, vivenciamos um mundo completamente novo, com o fechamento dos lugares desde escolas, comércios e academias.
Foi preciso se adaptar e perceber a importância do exercício físico, não apenas para fins estéticos, mas se tratando de corpo e mente sã. Ajudando na prevenção ou tratamento de doenças desde físicas e psicológicas.
Com isso, as pessoas adaptaram os treinos em casa ou ao ar livre e na maioria apenas com o peso do corpo.
Um dos métodos de treino que utiliza bastante apenas o peso corporal é o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), o qual é constituído de períodos de exercícios curtos e intensos, intercalados com períodos de pausa passiva (parado) ou pausa ativa (exercício de baixa intensidade). Outro métodos que utilizam são o circuito, Crossfit, Calistenia e etc.
Tais Métodos assim, são alternativas eficientes quando se trata do tempo de treino comparado ao treinamento aeróbio continuo. E um ótimo estimulo na melhora da performance cardiorrespiratória, capacidade oxidativa dos músculos, sensibilidade a insulina, diminuição da gordura ajudando no emagrecimento.
Um estudo com indivíduos que já estavam familiarizados com o protocolo de treino de HIIT, treinaram 3 dias por semana, em dias não consecutivos, durante 1 mês, utilizando um modelo de treino parecido com o circuito e a calistenia, realizaram aproximadamente 30 minutos de treino, alguns dos exercícios foram agachamento com salto, afundo com salto, flexão, burpee, skipping. Tais exercícios só com o peso corporal e que recruta grandes grupos musculares.
Com o estudo pode se observar que o HIIT apresenta inúmeros benefícios clínicos, tanto para populações saudáveis como em populações de risco. Analisando que um programa de quatro semanas, numa população adulta saudável, pode ser bem tolerado e tem efeitos positivos sobre a saúde dos participantes. É necessário obter uma prescrição específica proporcionando uma sobrecarga adequada para maximizar os resultados (cardiometabólicos, antropométricos, etc) e minimiza a predisposição para a lesão.
Então o treino sem peso é benéfico sim! O corpo precisa sempre estar em movimento, é como um carro que foi construído com o objetivo de andar, e ao ficar muito parado acarreta em vários problemas mecânicos. E isso também acontece com a gente, nosso corpo foi feito para estar em constante movimento se não acaba ficando adormecido e doente. Então se mexa! Se exercite!! "Beijinhos, a dona do blog!"

REFERÊNCIAS: BENTO André. Treino Intervalado de Alta Intensidade: monitorização e efeito entre gêneros. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, 2016.
Comments